Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira




 
  Pesquisar
Home / Noticias / Brasil é o quarto maior destino do investimento português no exterior. 29.Jun.2015
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Todas as notícias

 

 
') } function CloseTd() { document.write('') }

Brasil é o quarto maior destino do investimento português no exterior.



Os dados do Banco de Portugal mostram que o Brasil concentra 6% do investimento direto luso no exterior, apenas atrás da Holanda, Espanha e Alemanha.

Lisboa - O Brasil foi no ano passado o quarto maior destino do investimento direto de Portugal no exterior, assumindo um peso de 6% no total de capitais que os investidores lusos aplicaram fora do país, segundo as estatísticas do Banco de Portugal.

A lista de maiores destinos do investimento português no exterior é liderada pela Holanda, com um peso de 36%, seguida de Espanha, com 17%, e Alemanha, com 8%. O Brasil surge na quarta posição, com 6%, tal como Angola. Os restantes 27% de investimento no exterior estão dispersos por dezenas de países.

No sentido inverso, o investimento direto do exterior (IDE) em Portugal tem também o Brasil como quarto maior parceiro. A lista relativa a 2014 é liderada pelo investimento de Espanha (26%), Holanda (23%), Luxemburgo (13%), Reino Unido (8%) e Brasil (6%).

A série estatística do Banco de Portugal mostra que o investimento português no exterior aproximou-se em 2014 dos 50 mil milhões de euros. O investimento externo em Portugal rondou os 90 mil milhões de euros no ano passado.

O Banco de Portugal nota que "as estatísticas de investimento direto por setor de atividade económica residente permitem constatar que, no caso de Portugal, o investimento de / no exterior é maioritariamente efetuado via empresas pertencentes aos serviços".

Em comunicado, o banco central luso anunciou a atualização da sua metodologia de disponibilização de dados estatísticos sobre investimento.

"As novas estatísticas vêm enriquecer a informação disponível sobre os países que estão a investir em Portugal ou nos quais Portugal está a investir, assim como sobre as atividades económicas que estão a atrair investimento estrangeiro ou que estão a investir no exterior", destaca o Banco de Portugal.

Jorge Horta

Fonte: Portugal Digital





   CCILB - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira
   Todos os direitos reservados
   Desenvolvido por: Visualmágico