Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira




 
  Pesquisar
Home / Noticias / Brasil vai produzir vacinas para exportação para África. 11.Nov.2013
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Todas as notícias

 

 
') } function CloseTd() { document.write('') }

Brasil vai produzir vacinas para exportação para África.


O ministro brasileiro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o Governo do país irá produzir em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uma vacina dupla contra sarampo e rubéola, exclusiva para exportação, principalmente para a África.

O projeto inclui a construção de uma fábrica de vacinas e medicamentos no Rio de Janeiro, com um investimento de 1,6 mil milhões de reais (530 milhões de euros) do ministério. A fundação americana Bill & Melinda Gates vai investir 1,1 milhão de dólares (796 mil euros) no processamento das vacinas, além de comprá-las para as doar a países em desenvolvimento.

"A fábrica vai gerar emprego, rendimento, conhecimento, pesquisa e inovação tecnológica aqui no país, além disso vai exigir maior qualidade da produção nacional" afirmou Padilha em conferência de imprensa durante o 9.º Encontro Grand Challenges, que discute inovações para a saúde, no Rio de Janeiro.

A expetativa, segundo o ministro, é a de que 30 milhões de vacinas sejam exportadas a partir de 2017, ao preço de 0,54 dólares (0,39 euros), o mais baixo valor mundial.

Tanto a rubéola como o sarampo já foram erradicados no Brasil. A exportação das vacinas poderá abrir a porta para outros investimentos em produção de vacinas no Brasil, disse o ministro.

A nova fábrica poderá quadruplicar a produção de vacinas no Brasil, informou a Fiocruz, citada pela Agência Brasil. Os testes com a nova vacina começarão em África no ano que vem.

Fonte: OJE/Lusa





   CCILB - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira
   Todos os direitos reservados
   Desenvolvido por: Visualmágico