Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira




 
  Pesquisar
Home / Noticias / Portugal e Brasil agilizam exportações de fruta portuguesa. 26.Abr.2013
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Todas as notícias

 

 
') } function CloseTd() { document.write('') }

Portugal e Brasil agilizam exportações de fruta portuguesa.


Os governos de Portugal e do Brasil assinaram hoje, em Brasília, um memorando de entendimento para agilizar as exportações de fruta portuguesa para aquele país sul-americano, que valem 40 milhões de euros e já superam as de vinho.

Em declarações à agência Lusa no último de três dias de uma visita oficial ao Brasil, a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, considerou tratar-se de "um passo muito importante" que facilitará a penetração das frutas portuguesas no mercado brasileiro.

"Tratou-se de abrir portas para que os produtores portugueses de fruta possam facilmente chegar ao mercado e aos consumidores brasileiros, que estão a apreciar muito as nossas frutas, desde a pera rocha à castanha, à uva de mesa e aos pêssegos", afirmou.

Destacando a "abertura do ministério da Agricultura brasileiro para ajudar a ultrapassar aspetos burocráticos e barreiras não alfandegárias que, muitas vezes, são impeditivos das exportações para o Brasil", Assunção Cristas manifestou-se "confiante" no aumento das vendas nacionais de fruta para aquele país, dado o "interesse e ânimo" demonstrados pelos produtores portugueses.

Segundo a ministra, o memorando hoje assinado "prevê que, no prazo de 90 dias, se reúna em Lisboa uma comissão técnica para apurar e agilizar todos estes procedimentos", em linha com o que já aconteceu, no passado, em relação ao vinho e ao azeite.

A este propósito, Assunção Cristas salientou que os 40 milhões de euros das exportações portuguesas de fruta para o Brasil já superam os 29 milhões de euros de vinho exportado, sendo que no caso do azeite as vendas para o Brasil atingem os 150 milhões de euros.

"Neste momento Portugal vende mais fruta para o Brasil do que o Brasil para Portugal e o interesse dos nossos produtores está a crescer, pelo que é muito importante para eles ter mecanismos mais fáceis para chegar ao mercado brasileiro", sustentou.

Fonte: OJE/Lusa





   CCILB - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira
   Todos os direitos reservados
   Desenvolvido por: Visualmágico