Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira




 
  Pesquisar
/ Fragilidade do Mercosul pesou no fracasso 27.Jan.2005
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Todas as notícias

 
Subscreva a nossa newsletter e receba notícias na sua caixa de e-mail.
  Subscrever
 
 

 
') } function CloseTd() { document.write('') }

Fragilidade do Mercosul pesou no fracasso

Especialistas de Brasil e Argentina estão atribuindo às inconsistência do Mercosul uma parcela da culpa pelo fracasso das negociações com a União Européia. Às vésperas da comemoração de 10 anos do Tratado de Ouro Preto, em 17 de dezembro, há dúvidas sobre o futuro do bloco por conta do impasse nas negociações bilaterais e dos recentes conflitos entre brasileiros e argentinos.
São muitas as dificuldades apontadas: fragilidade técnica das instituições, imperfeições na área de livre comércio, falta de harmonização política e má distribuição das cadeias produtivas. Os especialistas acreditam que é preciso remover esses entraves e recuperar o espírito político positivo criado pela adoção de regimes de câmbio flutuante no Brasil e na Argentina e pela posse dos presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Nestor Kirchner.

Para o ex-subsecretário de comércio exterior da Argentina e diretor do Instituto de Comércio Internacional da Fundação BankBoston, Félix Peña, faltam ao Mercosul instituições que atuem ativamente nas negociações internacionais e na solução de conflitos internos.
"O Mercosul tem muita dificuldade para administrar conflitos", diz Penã, que participou ontem do 1º Fórum Permanente de Diálogo Argentino-Brasileiro, em São Paulo. "Tudo é levado diretamente aos ministros e se transforma em crise política", observou. O especialista acredita que a secretaria técnica do Mercosul deveria ter um papel mais relevante nas negociações internacionais.

Fonte: Valor Econômico - 22/10/04


Enviar por e-mail Enviar por mail
Imprimir a página Imprimir



   CCILB - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira
   Todos os direitos reservados
   Desenvolvido por: Visualmágico