Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira




 
  Pesquisar
/ Mercosul se reúne para salvar acordo com UE 12.Nov.2004
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Todas as notícias

 
Subscreva a nossa newsletter e receba notícias na sua caixa de e-mail.
  Subscrever
 
 

 
') } function CloseTd() { document.write('') }

Mercosul se reúne para salvar acordo com UE

O Mercosul reúne-se na quinta e na sexta-feira da próxima semana, em Brasília, em um esforço contra o relógio para tentar salvar as negociações com a União Européia, que chegaram à beira do colapso após a mais recente troca de ofertas entre as partes.
Na prática, a reunião servirá menos para analisar a oferta européia, já dada como insatisfatória pelo governo brasileiro, e mais para aproximar posições entre os quatro membros do Mercosul, especialmente Brasil e Argentina.

Foram as divergências entre os dois principais sócios do Mercosul que ajudaram a fazer da oferta à UE um conjunto tímido demais para os europeus. O exemplo talvez mais forte dos desencontros intra-Mercosul está no setor automotivo. A oferta do Mercosul à UE deveria ser de uma cota de importação de 100 mil carros europeus -60 mil para o Brasil, 30 mil para a Argentina e 5.000 para cada um dos outros sócios do bloco (Paraguai e Uruguai).

A Argentina, que quer dar o máximo de fôlego à sua recuperação econômica, preferia fabricar localmente os carros, em vez de importar. Por isso, o Brasil aceitou absorver 80% da cota que deveria ir para o vizinho. Mesmo assim, os argentinos recusaram, porque preferem que o mercado brasileiro fique mais fechado para os europeus e mais aberto para seus próprios produtos.

Fonte: Folha de São Paulo - 01/10/04


Enviar por e-mail Enviar por mail
Imprimir a página Imprimir



   CCILB - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira
   Todos os direitos reservados
   Desenvolvido por: Visualmágico