Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira




 
  Pesquisar
/ Negociações do Mercosul com UE entram na fase decisiva 14.Nov.2004
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Todas as notícias

 
Subscreva a nossa newsletter e receba notícias na sua caixa de e-mail.
  Subscrever
 
 

 
') } function CloseTd() { document.write('') }

Negociações do Mercosul com UE entram na fase decisiva

Na semana passada, em Bruxelas, os coordenadores do Mercosul e União Européia prepararam o terreno para o acordo entre os dois blocos. "O encontro foi no sentido de entender as bases de como será construída a oferta da União Européia e vice-versa", declarou o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior, Camex, Mario Mugnaini. Ele está em Bruxelas onde participou de três dias de reunião entre os técnicos e coordenadores dos dois blocos.
De acordo com Mugnaini, os participantes saíram com uma visão "bastante positiva" do encontro em Bruxelas. Ele explicou que a visita do Comissário da União Européia, Pascal Lamy, a Brasília no domingo passado, onde esteve em reunião com os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, promoveu o chamado destravamento das negociações. "A oferta da União Européia será agora completa nas áreas agrícola, industrial e de serviços e o Mercosul também se compromete a ofertar uma proposta completa. Este é um elemento muito importante que clarifica para ambos os lados a idéia de como vai receber a oferta".

Nas negociações de Bruxelas, segundo Mugnaini, houve, da parte do Mercosul, aprofundamentos em setores que eram de maior interesse da União Européia - serviços, investimentos, compras governamentais- "uma vez que na área industrial já existe um cronograma de desgravamento conhecido, com pequenos detalhes e modificações que estaremos fazendo na segunda-feira em São Paulo", explicou.
Nesta semana haverá algumas reuniões no Brasil para discutir os últimos detalhes da oferta do Mercosul. Na segunda-feira, o encontro será com representantes do setor privado, em São Paulo, e nas terça e quarta feiras os representantes do Mercosul estarão em Brasília. "Nos reunimos em Brasília com os membros do Mercosul e com a indústria e a agricultura brasileira, na segunda-feira. Até sexta-feira, o Mercosul apresentará a oferta à União Européia e nós receberemos a deles", disse.

O secretário da Camex, porém, alertou que as contra-partidas não mudaram "porque nós não podemos criar outro tipo de comércio que não sejam os já acertados. Os europeus demonstram mais interesse na área de serviços e nós na de agronegócio", disse.
No dia 20 de outubro haverá uma reunião entre ministros do Mercosul e negociadores da União Européia em Brasília "e aí então será a verdadeira reta final",concluiu.
Fonte: MDIC - 20/09/04


Enviar por e-mail Enviar por mail
Imprimir a página Imprimir



   CCILB - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira
   Todos os direitos reservados
   Desenvolvido por: Visualmágico